Apocalipse e as Sete Igrejas - parte 2

Apocalipse, é o último livro da Bíblia que relata as visões do apóstolo João. Este livro é composto por profecias que muito em breve se realizarão...

Você já ouviu falar das sete igrejas?
Sabe realmente o que são e quem são as sete igrejas?





A Igreja de Pérgamo...

APROVAÇÃO

"Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé,..."
(Apocalipse 2.13)

REPROVAÇÃO

"Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio."
(Apocalipse 2.14-15)

Nesta igreja, podemos ver que no meio dos escolhidos (verdadeiros Cristãos) que existem pessoas que vivem na prática da religiosidade, logo, a igreja certamente para não perder as amizades  e até títulos, acabou por aceitar essas práticas mesmo sem as praticar.

Se não aceitamos algo não podemos nos envolver nas mesmas práticas, até que ponto você se diz contra alguma coisa e está lá no meio?

Acha coerente?
Acha certo?

No entanto, Deus elogiou a fé desse grupo, também viu que ele não praticava o que era errado, mas o só estar a congregar com pessoas que idolatravam, pessoas que estavam contra a fé deles isso reprovou eles.

Porque, é certo que se você tem um grupo de amigos que é contra a sua fé e começam a falar contra essa fé, mesmo você dizendo para si mesma que não liga, o que importa é você e Deus, lá no fundo está a aceitar tudo, está a concordar com todas as palavras. Porque está envolvida no meio deles.

CORREÇÃO

"Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca."
(Apocalipse 2.16)

Saía da religiosidade, abandone as práticas malignas...
Se envolva mais com as coisas de Deus, pratique a verdade.
Seja prudente! "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8-32).

A Igreja de Tiatira...

APROVAÇÃO

"Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras."
(Apocalipse 2.19)

REPROVAÇÃO

"Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu."
(Apocalipse 2.20-21)

Jezabel foi uma profetisa que introduziu no povo de Israel o culto a Baal (principal deus dos fenícios, que recebia incenso e sacrifícios de crianças como modo de adoração), sua atuação superava as expetativas dos israelitas que aceitavam tudo de forma normal.

Sendo que aceitavam tudo como se fosse algo normal, Deus se achega à igreja de Tiatira como uma igreja que sabe que está no lugar errado, mas aceita o que os falsos profetas dizem e o problema é que acham algo normal.

Jesus nos alerta em Sua Palavra sobre os falsos profetas que estes se vestem de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores, pois estes lobos desejam a nossa carne e o nosso sangue.

Em 2 Pedro 2.1-3 Jesus diz "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita."

Como identificar um falso profeta nos dias atuais?

"Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo."
(Marcos 13.22-23)

- suas profecias não se cumprem, ou seja, o falso profeta faz a igreja acreditar em mentiras.

- os frutos na sua vida.

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?"
(Mateus 7.15-16)

O verdadeiro profeta de Deus é identificado pelo que ele é e não pelo que faz, já o falso profeta pode pregar, ser conhecedor das escrituras e até realizar sinais e maravilhas, mas os seus frutos serão sempre maus, porque no seu dia a dia não vive o que prega, tem mau caráter. Ele causa discórdia entre o povo de Deus e até gera dúvidas nos corações do povo em relação à sua fé em Deus. 

"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples."
(Romanos 16.17-18)

- seus ensinamentos não são Bíblicos 

O falso profeta não ensina a verdade, pode até usar a Bíblia, mas sempre distorce a palavra (tira contextos dos versículos, ignora partes das escrituras e acrescenta outros ensinamentos que não tem nenhuma referência na Bíblia).

"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema."
(Gálatas 1.8-9)

Rejeite qualquer atitude baseada na obrigatoriedade, pois a fé verdadeira produz obras.

Seja cautelosa, não se deixe enganar pelas palavras vazias que saí da boca de quem só quer o seu tudo.
Lembre-se, Deus não pede nada além da sua verdadeira entrega a Ele.

CORREÇÃO

"Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha."
(Apocalipse 2.24-25)

Guarde a Palavra de Deus em seu coração, manifeste as boas obras do Espírito Santo e não se deixe enganar, porque existem muitas falsas doutrinas que querem nos afastar do verdadeiro evangelho.
Leia e releia a Palavra de Deus porque ela é o nosso refrigério.
Pois para este grupo à sim chance de subir aos céus.
Continua...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bolo Bíblico