Perdoar ou não perdoar?

Muitas vezes passamos por momentos difíceis, momentos em que pessoas que nos eram queridas nos dececionam e nos magoam, momentos em que desejamos que essa mesma pessoa venha a sofrer as consequências. 

Sei o que é esse sentimento de dor e de querer que a justiça seja feita, muitas das vezes até desejamos ver a queda dessa mesma pessoa e nos colocamos de frente para Deus, batemos o pé e nos revoltamos exigindo que Ele o Deus justo e misericordioso se levante e esmague a injustiça que nos fizeram. 

Mas, esquecemos que Ele é um Deus misericordioso e compassivo.

Que o mesmo perdão que Ele nos deu também dá a quem nos magoou.
Esse cuidado que Ele teve e tem para connosco, também tem para quem nos fez aos nossos olhos o mal, aliás Deus veio por todos nós.

No livro do profeta Jonas podemos ver a compaixão e misericórdia do nosso Deus para com um povo que andava praticando o que era errado, povo esse que Deus pediu ao profeta Jonas que anuncia-se a Sua palavra.

"Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença."
(Jonas 1.2)

Deus havia declarado que o povo daquela cidade sofreria por causa de seus erros, mas por conta do arrependimento do povo Deus voltou atrás com a Sua palavra e compadeceu-se.

O que veio a desagradar Jonas deixando-o extremamente irritado.
Ao ponto que Jonas chegou até fazer a seguinte oração "...Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e grandioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor é morrer do que viver." (Jonas 4.2-3)

E não é isso que acontece nos dias de hoje?
Muitos acabam por dizer "Ah meu Deus, se sabias que ia acontecer isto, porque deixas-te que acontecesse???", "Porque permitis-te???", na minha ignorância já falei estas palavras e o que aconteceu? Fiquei ressentida, magoada achando que estava certa e o errado era Deus que permitiu e ainda deixou a outra pessoa ficar impune.

Se Deus teve compaixão para com o povo que se arrependeu dos seus maus desígnios "E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?" (Jonas 4.10-11) porque nós seremos diferentes?

Em Marcos 11.25-26 Jesus disse: "E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.".

O que podemos aprender com Jonas é que temos que saber nos colocar no nosso devido lugar, porque não há nada que Deus venha a permitir que seja para o nosso mal, sempre será para aprendermos alguma coisa ou até para nos afastarmos do caminho errado que tenhamos escolhido.

Não vamos mais longe, Deus arranja sempre uma maneira de colocar-nos no caminho pretendido por Ele em (Jonas 1.1-4) quando Deus falou com o profeta Jonas Ele pediu para seguir para a cidade de Nínive, o que fez Jonas? Seguiu caminho contrário ao que lhe foi pedido, foi então em direção a Társis.
E o que aconteceu no meio do caminho?
Deus fez vir uma grande tempestade que veio a atingir o barco onde se encontrava o profeta, logo foi atirado ao mar, logo a tempestade cessou.
Em seguida Jonas acaba por ser engolido por um grande peixe, onde permaneceu três dias e três noite dentro do mesmo (Jonas 1.17).
Dentro do peixe Jonas orou a Deus e recebeu socorro, aqui podemos ver que mesmo depois de desobedecer, Jonas se arrependeu, recebeu o livramento e de certo o perdão do Pai (Jonas 2.10).

Se Deus teve compaixão de Jonas quando este estava dentro do peixe, porque ele não teria também compaixão pelo povo que ouviu a palavra e se arrependeu?

Nós somos pecadores, falhamos, erramos e causamos também dor às outras pessoas, sim dor, dor essa que muitas das vezes causa morte espiritual e da pior forma a morte física.

Não seria hipocrisia da nossa parte bater no peito e dizer aos quatro cantos do mundo que "Somos de Deus", mas não perdoamos o nosso próximo? Que "Somos de Deus", mas guardamos mágoa porque achamos que nos devem o perdão? Ou até porque achamos que Deus não tem o direito de abençoar quem nos magoou?

Aí vem a grande resposta ao nosso título se queremos receber de Deus o perdão e por sua vez Deus nos venha a perdoar como a exemplo o caso do profeta Jonas, quem somos nós para não dar o perdão?

Perdoar ou não Perdoar?
Sim perdoar, porque assim como Deus nos dá a chance de mudar e sermos perdoados por Ele, assim nós temos que dar a chance à outra pessoa e perdoarmos, mesmo que isso nos cause, dor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Águia e a Galinha!

Bolo Bíblico